A terceirização de frota e o aluguel de veículo podem gerar grandes benefícios para a empresa que necessita de automóveis para transitar nas rodovias, avenidas e realizar o melhor atendimento no mercado.

 

Tem sido cada vez mais crescente o número de empresas que avaliam a necessidade da terceirização de frota para atender a demanda de serviços e de atendimento.

 

Porém, a terceirização ou a locação do veículo podem ser soluções para cada tipo de perfil de empresa e de serviço a ser executado.

Muitas empresas ainda pensam em ter uma frota própria, porém a locação e a terceirização ajudam a reduzir custos e a manter a qualidade operacional.

 

Neste artigo apresentamos os conceitos das duas modalidades além de aprofundar mais sobre o conceito de cada tipo de serviço de transporte.

 

Diferenças entre terceirização de frota e locação de veículo

 

A locação ou aluguel de carro é proveniente do termo inglês “rent a car” e permite alugar um veículo doméstico, profissional ou de carga por um determinado período através do pagamento de diárias.

 

Geralmente, a locação é muito usada por executivos e turistas que escolhem a locação para transitar em curtas distâncias. A locação lida com contratos de curta ou média duração.

 

Por outro lado, a utilização da frota terceirizada envolve contratos longos, que podem durar em média até 36 meses e está mais dedicada para pessoas jurídicas, ou seja, empresas.

 

No caso da terceirização, as empresas podem escolher pacotes diferenciados dependendo de sua realidade e necessidade.

 

Vantagens da terceirização de Frota

 

Todos os custos do uso da frota também são terceirizados, incluindo a de revisão periódica, manutenção preventiva, processo de substituição de veículos, renovação da frota, venda e entre outros serviços a serem incluídos no contrato.

1 – Redução dos custos

 

No caso de uma empresa, terceirizar permite reduzir os custos operacionais de manutenção dos veículos. O grande objetivo é reduzir gastos com manutenção, seguro e pagamento de depreciação dos veículos.

 

Outros fatores como financiamento e pagamento de taxas de trânsito ficam por conta da empresa que terceiriza os veículos para a empresa contratante.

 

A empresa terceirizada consegue melhores negociações com montadoras e oficinas para reduzir a compra e manutenção dos veículos, diferente de uma empresa que apenas precisa de alguns veículos para atender a sua demanda de transporte e serviços.

 

No caso de falta de recursos financeiros para formar a própria frota, a empresa contratante encontra na terceirização de frota a oportunidade de formar a sua frota e expandir a sua ação de mercado.

 

Dessa forma, a terceirização é uma ótima opção para quem oferece o serviço e para quem contrata.

 

2 – Foco no negócio

 

Todo o processo da terceirização permite aos gestores da empresa contratante analisar a prestadora dos veículos, verificar a qualidade frota, as condições dos veículos e de seus equipamentos e confirmar todas as burocracias relativas aos documentos.

 

É importante avaliar a oferta de diferentes empresas que oferecem a terceirização, principalmente, no caso de frota de veículos de carga como caminhões de médio ou grande porte.

​3 – Mais credibilidade

 

Ao conseguir expandir a sua frota de modo acelerado através da terceirização, a empresa contratante também conquista mais credibilidade no seu mercado de atuação.

 

Eleva a confiança junto ao cliente final, permite acelerar o atendimento de entregas e prestação de serviços com o uso da frota terceirizada e mantém mais veículos à disposição.

 

Conclusão

 

Neste artigo apresentamos as principais diferenças entre a locação ou aluguel comum de veículos e a terceirização de frota como forma de ampliar os conhecimentos a respeito desse assunto, sendo a terceirização uma importante oportunidade para empresas e organizações.

 

Se você deseja melhorar a logística de sua empresa e ainda ter uma importante redução nos custos com combustível e manutenção de veículos, faça contato com um de nossos Especialistas, estamos de plantão para atendê-lo(a)!

Shopping Basket
Abrir Chat
Posso ajudar?